A Canon anunciou um novo sensor APS-H (29,2 x 20,2mm) com uma resolução de 120 megapixéis. Com que objectivo? Não se sabe. Uma coisa é certa não o veremos tão cedo nas nossas câmaras. Se já tenho problemas no que diz respeito a armazenar os meus ficheiros de 21 e 18 Mp, o que não seria com 120 Mp.
O que sei por experiência própria é que com a minha 5D Mk II de 21.1 Mp e sensor Full Frame (36 x 24mm) consigo uma excelente qualidade de imagem. No entanto a minha 7D com 18 Mp e sensor APS-C (22.2 x 14.8mm) produz imagens de inferior qualidade. Isto deve-se à densidade de fotositos em relação às dimensões fisicas do sensor. Embora a 7D tenha menos fotositos, os que tem estão compactados numa área muito menor, comparativamente à 5D MkII.
Esta maior densidade de fotositos resultará em imagens menos nítidas, com mais ruido e incapazes de terem uma boa prestação a valores de ISO mais elevados, além de que, terão uma Gama Dinâmica bastante inferior.
Não entrarei em explicações excessivamente técnicas, para isso deixo os seguintes links, para quem quiser desmistificar esta questão;
http://www.cambridgeincolour.com/tutorials/digital-camera-sensor-size.htm
http://www.cambridgeincolour.com/tutorials/diffraction-photography.htm
Recomendo também o podcast #164 da This Week in Photo , no qual um painel de profissionais da fotografia aprofundam este assunto.